Norte Pioneiro em Revista Semanal

COLUNA BEM INFORMADA DO JORNALISTA VALDIR AMARAL

Cornélio Procópio

O Aeroporto Francisco Lacerda Júnior, de Cornélio Procópio, vai receber investimentos de mais de R$ 5 milhões para reforma, sinalização e iluminação da pista de pouso e decolagem. O anúncio foi feito oficialmente pelo prefeito Amin José Hannouche (PSD). Com os investimentos, o Norte Pioneiro vai receber um impulso para promover o desenvolvimento regional. A obra é considerada a maior dos últimos 50 anos e, segundo o prefeito, poderá gabaritar o Norte Pioneiro a receber aeronaves de grande porte, o que deverá contar com a aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Retrocesso

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que o Brasil sofre um retrocesso, colocando-se na rota da hiperinflação e da carestia comuns na década de 1980.

Segundo ele, isso se dá por conta do aumento da fome e da pobreza, do crescimento do desemprego e da inflação, além da falta de políticas públicas mais amplas e de perspectivas para a melhora no quadro macroeconômico “Os indicadores econômicos e sociais mostram que boa parte do País convive com a fome e a miséria. O mercado de trabalho está desidratado e a inflação voltou a galopar”, afirma o deputado.

Npdiario consolidado

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, após as cerimônias políticas  na manhã desta quinta-feira, dia dois, visitou a sede e conheceu o projeto de expansão de 2022 do grupo Pro Tork, situado em Siqueira Campos. A maior fabricante de motopeças da América Latina e líder mundial na produção de capacetes tem planos como sempre ambiciosos e seguros.

Ratinho Jr. e o  diretor-presidente do Grupo Pro Tork, Marlon Bonilha com seus diretores participaram de reunião em petit comité incluindo o npdiario. O jornal se consolida cada vez mais como o principal do Norte Pioneiro,

A recente entrevista exclusiva com  o coronel Rômulo Marinho, secretário de Segurança Pública do Paraná – que eu tive o prazer de participar – também passou essa percepção:  https://www.npdiario.com.br/imprensa/penitenciaria-do-norte-pioneiro-e-projeto-piloto-no-pais-video/

Bandeirantes

A Praça São Miguel foi doada ao Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes (foto). O espaço poderá receber até 1500 fiéis e peregrinos de várias partes do Paraná e do Brasil.

A praça tem lojas, banheiros e restaurantes e terá toda infraestrutura externa para outros investimentos, como a construção da passarela na BR-369 e a via de acesso da PR-885.

Angra Doce

Enquanto isso, na região da Angra Doce, a perspectiva é de que o turismo impulsione a geração de emprego em renda. Para o presidente da Amunorpi e prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo (PSD), os 15 municípios da área turística têm suas próprias riquezas e seus próprios atrativos. “Mas o principal deles é o lago do Angra Doce, que forma um conjunto extraordinário para o turismo brasileiro”, destaca.

Sertaneja

A Prefeitura de Sertaneja criou a “Linha do Emprego”, de olho na abertura de mais de 500 vagas na cidade, com a inauguração do Hard Rock Hotel. Outros 1000 empregos indiretos devem ser criados nas áreas do setor, como agências, eventos, passeios e restaurantes. A “Linha do Emprego” prevê até o transporte dos trabalhadores até os locais de trabalho, inclusive na ilha. A estimativa é de que o empreendimento deve atrair outros negócios que vão atuar no suporte ao turismo, com investimentos em hotelaria, entretenimento, eventos, shows, alimentação, energia, lazer e passeios.

Robótica

Quatro escolas de Jundiaí do Sul, Quatiguá, Santa Cecília do Pavão e São Sebastião da Amoreira receberam kits de robótica para investir no ensino tecnológico dos estudantes do Norte Pioneiro. Abatiá, Japira e Sertaneja também poderão receber os kits numa segunda etapa. O valor do investimento é de R$ 30 mil por kit. O objetivo é preparar os alunos para atuar com a tecnologia da informação e prepará-los para o mercado de trabalho futuro. A proposta permite aos alunos a inovação e identificação de problemas da contemporaneidade, para apontar soluções por meio da experimentação e pesquisa.

Sapopema

O Estádio Calixto Jorge Abrão, de Sapopema, vai ganhar alambrado e arquibancada. O anúncio foi feito pelo deputado Romanelli ao prefeito Paulinho Branco (PSB), vereadores e lideranças da cidade. Outras obras viabilizadas pelo Estado nas áreas urbana e rural também estão em andamento, como a da pavimentação da estrada que dá acesso à comunidade da Reta Grande. São quatro quilômetros de pavimentação com pedras irregulares.

 

 

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.