Mais de R$1,5 milhão serão investidos em extensão das universidades estaduais

O objetivo é proporcionar suporte financeiro às propostas institucionais destinados a realização de projetos e programas de extensão

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária (FA) lançaram a Chamada Pública do Programa Institucional Pró-Extensão das IES Estaduais. O Governo do Estado investirá R$ 1.505.000,00 no programa.

O objetivo é proporcionar suporte financeiro às propostas institucionais que visem suprir a necessidade de custeio, bolsas e equipamentos destinados à melhoria e modernização da infraestrutura para a realização de projetos e programas de extensão.

Segundo o superintendente da Seti, Aldo Bona, a chamada pública foi organizada a partir da demanda apresentada pelos pró-reitores de extensão das universidades estaduais e está alinhada às diretrizes do Governo do Estado.

“Nosso governador sempre deixou muito clara a importância deste estreitamento das relações das universidades com a comunidade. Que esta presença seja cada vez mais perceptível por meio das ações desenvolvidas em benefício da população. Uma das principais formas é por meio da atividade extensionista”, enfatizou. Explicou ainda que trata-se de uma chamada exclusiva para as universidades estaduais por ser um recurso extraorçamentário à FA, repassado pela Seti em 2020.

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, ressaltou a qualificação e grande potencial humano das universidades públicas do Paraná.

O sistema público de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná tem, na sociedade do conhecimento, um valor de mercado inestimável. Nós precisamos fazer com que este valor seja cada vez mais percebido pela sociedade

Incentivo à extensão

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e, até esta data, presidente do Fórum dos Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas do Paraná, Simone Castanho, o lançamento da chamada representa um marco histórico para a extensão universitária paranaense. “Este momento fortalece a política da extensão universitária em nosso Estado. Este recurso será executado com muita responsabilidade, impactando, por meio de diversas ações estratégicas, as regiões onde atuamos.”

O Programa Institucional Pró-Extensão também tem o objetivo de atender aos projetos extensionistas nas áreas do conhecimento que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), fomentados pela Fundação Araucária, ao mesmo tempo que fortalece ecossistemas de inovação e áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência. São elas Agricultura & Agronegócio, Biotecnologia & Saúde, Energias Inteligentes, Cidades Inteligentes, Educação, Sociedade & Economia; bem como as áreas transversais: Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável.

“Estarmos alinhados às diretrizes dos NAPIs, facilita bastante a possibilidade de identificarmos outras fontes de fomento para a extensão. Quanto mais forte a extensão se colocar, mais fácil justificarmos a reorganização dos recursos para atender a outras demandas da extensão”, explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa.

A presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e reitora da UENP, Fátima Padoan, falou da importância da destinação dos recursos que irá instrumentalizar as Pró-Reitorias de Extensão das universidades. “É um alento para nós, em um momento tão difícil como este, vermos nossas pautas sendo levadas a diante. Esta ação demonstra o reconhecimento das Pró-reitorias e a valorização da extensão para todo o Estado”, comentou a presidente.

Prazo

O prazo para a submissão das propostas é até o dia 5 de abril, com a divulgação dos resultados a partir do dia 8 de abril. O edital completo pode ser conferido na página da Fundação Araucária www.fappr.pr.gov.br em programas/programas abertos.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.