Ibaiti adquire máscaras de ventilação não invasiva

E ajuda na melhoria de pacientes graves da Covid-19       

A insuficiência respiratória aguda (IRPA), está entre os principais problemas apresentados por pessoas com sintomas graves da Covid-19. Esses pacientes normalmente são tratados com intubação traqueal, e ventilação mecânica para melhora da hipoxemia de acidose respiratória progressiva, diminuindo a dispneia e o esforço respiratório.

Para melhorar o quadro de saúde dos pacientes internados na Unidade de Triagem/Teste e Tratamento de Covid-19 em Ibaiti, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 15 máscaras de ventilação não invasiva, conhecidas como VNI (fotos).

 

 

As novas máscaras melhoram os níveis de oxigenação e diminui o desconforto respiratório, evitando, desta forma, a necessidade de intubação. As máscaras VNI mantém as barreiras de defesa natural, reduz a necessidade de sedação, assim consequentemente diminuindo o período de ventilação mecânica, tendo grandes chances de evitar a intubação orotraqueal e possíveis complicações.

A ventilação não invasiva melhora a troca gasosa, e a evolução clínica do infectado em diferentes tipos de patologia, como por exemplo: pneumonia nosocomial (hospitalar), a necessidade de intubação, e a mortalidade, desta maneira o sucesso do VNI está ligada a tolerância e a colaboração do paciente.

A vantagem da máscara VNI em relação aos equipamentos tradicionais é que ela filtra todo o ar respirado pelo paciente, gerando menos risco de transmissão do vírus para os profissionais de saúde. O suporte pode ser utilizado em enfermarias comuns, sem que o paciente precise estar em isolamento.

“As máscaras VNI são muito importantes neste momento de avanço nos números de infectados pelo novo coronavírus e que precisem de internação hospitalar em nosso município. Esses equipamentos irão auxiliar no tratamento da Covid-19, pois em alguns casos, além de reduzir o desconforto respiratório, as máscaras proporcionam melhorias nos níveis de oxigenação dos pacientes não necessitando de intubação”, comentou o prefeito Dr. Antonely Carvalho.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.