Franquia pode ser opção para sucesso em 2016

Para quem pediu de presente nesta época uma luz para montar seu próprio empreendimento, o modelo de negócio de franquias pode ser uma boa opção.

São muitos sonhos e a franquia é a possibilidade de se abrir um negócio, utilizando o Know-How de uma marca ou invenção, com a licença de distribuir um serviço ou produto com ou sem exclusividade.
De acordo com a Lei 8955/94, “franquia empresarial é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado, o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso tecnológico ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Por mais que haja exemplos de práticas que se assemelhavam à franquias desde o sec. XII, depois da fábrica da máquina de costura Singer, nos USA, na qual estabeleceu uma rede de revendedores, este modelo de negócio vem sido amplamente divulgado, explorado e com mais força de uma forma mais global.
Como vantagem há a possibilidade de padronização, transferência de Know-How continua, participativo, manutenção de assistência, planos estratégicos para o aumento da competitividade e nível de profissionalização de serviços ou bens de consumo.
São exemplos de franquias: McDonald´s, Burger King, C&A, Chiquinho Sorvetes, Bob´s Burger, dentre outros.
Segundo o Portal do Franchising e do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, deve-se sempre questionar o Franqueador com as seguintes indagações:
Quais os principais desafios do negócio?; Quantas unidades existem em funcionamento?; Quantas Unidades Fecharam? Por que?; Qual a Estrutura da Franqueadora?; Qual a projeção de crescimento/expansão?; Qual o Raio de atuação de uma franquia para colocar outra unidade próxima?; Qual o Perfil de franqueado que se busca?; Qual o Nível de Autonomia?; Quais os tipos de assistência e suporte?; Qual o suporte para a Inauguração?; Como é aplicado o fundo de propaganda?; Qual a Projeção de faturamento mensal Médio?; Qual o Pró-labore estimado?
Assim, com um bom plano de negócio e com uma boa assessoria, a chance de sucesso, pode alcançar seu foco de resultado, com maior probabilidade de sucesso continuo.

Boa sorte.

Mais informações podem ser encontradas no link:

(http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/PDFs/Como-adquirir-uma-franquia.pdf)

Felippe Toneti é de Jacarezinho.Ele é Gerente de Projetos em uma multinacional no Rio de Janeiro.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.