Festival promove valorização da cultura jacarezinhense

Evento acontecerá entre os dias 22 a 25 deste mês de maneira online

O Festival da Cultura Jacarezinhense movimentará o cenário artístico da região. Realizado pela Prefeitura de Jacarezinho, com o apoio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e produzido pela CNX Produções, o Festival acontecerá entre os dias 22 a 25 deste mês de maneira online.

Com programação passando por diversas linguagens artísticas, o Festival terá apresentações de teatro, circo, artes visuais, cultura afro-brasileira, cinema, contação de histórias, entre outros. O evento será transmitido inteiramente ao vivo, pela internet. O público poderá acompanhar pelo site https://www.culturajacarezinho.com.br/, pelo canal do YouTube e Facebook do Festival. Por ser um evento online, as interações do público acontecerão por meio das redes sociais.

O diretor geral do IFPR, Campus Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, ressalta a importância do festival para a cidade. “O Festival da Cultura Jacarezinhense chega para preencher uma lacuna de alguns anos, não apenas na cidade, mas no País. Valorizar a arte e a cultura é sinal de uma sociedade evoluída e que desenvolve sensibilidade, criatividade, crítica e educação, pois a arte também educa!”.

Para o diretor de Cultura da UENP, James Rios, o Festival surge em um momento de salutar importância para a cultura local. “Esse Festival é fruto de um Edital que objetivou fomentar a cultura local em tempos de isolamento social. A isso, soma-se o fato de que, pela primeira vez, há política cultural que atenda, com exclusividade, os nossos artistas locais, cujas produções artístico-culturais são de qualidade inestimável. É histórico o que estamos vivenciando num momento tão adverso quanto este”, pontua.

Renan Bonito, produtor cultural da CNX, acentua que o evento vem para valorizar a cultura local. “A CNX acredita que será um momento único em nossa história, pela valorização da nossa cultura local. O evento foi pensado para que o público, mesmo que dentro de suas casas, tenham acesso a um Festival diverso, gratuito e de qualidade”, explica.

As atrações foram escolhidas através do Edital Emergencial de Arte, Cultura e Entretenimento de Jacarezinho, que selecionou 31 produções artísticas, que serão apresentadas no Festival de Cultura ou na VI Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira da UENP, realizada durante o mês de novembro.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.