Empresas buscam alternativa na busca pelo consumidor

Marketing digital bem feito é um caminho

O Brasil passa por situações políticas alarmantes que não demonstra sinal de melhoras tão cedo. A economia também traz sinais desanimadores para empresários este ano.

Apesar das dificuldades que enfrentamos ao longo dos anos, destacam-se empresas que inovam e buscam alternativas criativas.

Durante os períodos difíceis da economia temos alguns caminhos a seguir: repassar aumento dos custos para os clientes finais, aumentar preços para melhores lucratividades ou pensar em estratégias para aproximar seu público alvo e fidelizar. Parece clichê de publicitário mas não basta apenas a venda, é preciso fazer mais do que a expectativa.

O cliente precisa ser conquistado

Uma das formas de fazer com que o seu cliente tenha preferência por sua empresa, é estudar e aplicar o Inbound Marketing, ou Marketing de Entrada. Uma estratégia baseada em ganhar a confiança do consumidor com conteúdos.

Pelo fato de ser uma estratégia complexa, muitos ainda não se tocaram que pode ser uma boa estratégia quando realizada todas as etapas.

 

Criar conteúdo que seja realmente relevante pro consumidor passa a ser uma alternativa mais interessante e bem vista. Empurrar produtos e serviços está ficando fora de moda. Esse é o caminho que algumas empresas modernas escolheram para substituir o modo tradicional de abordagem para a captação de clientes, obtendo melhores resultados, com assertividade e investimentos controlados.

Criar autoridade parece meio pesado, mas é uma forma de expressar o que as marcas precisam fazer: literalmente serem vistas como autoridade no mercado no qual atuam.

É hora de se aproximar do cliente com informações úteis que podem ser consumidas facilmente e de forma gratuita, especialmente nas redes sociais, fazendo com que o conteúdo de qualidade seja consumido e compartilhado.

A empresa estará ensinando o internauta sobre seu mercado, ajudando com textos, vídeos, e-books, infográficos e materiais úteis.   A internet tem que ser mais do que um cartão de visitas virtual.  Assim, sua empresa fica sempre pronta para atender um visitante. Ele vai até o seu site interagir com o seu blog, com sua página do Facebook, com seu conteúdo em vídeos e textos. Lá ele irá encontrar um vídeo que esclarece uma dúvida e resolve algum problema dele em alguns minutos.

Pode-se oferecer material de mais “valor”  e  em troca ele fornece nome, e-mail ou outras informações relevantes para o seu setor de vendas. Esta troca acaba sendo bem natural e justa.  Mas talvez ele ainda não esteja pronto para comprar.  E dali em diante você manda mais provas de que você é a empresa certa para resolver o problema dele.  Com isso você passa a manter um relacionamento e saber qual estágio de compra que ele está.

 

O Inbound Marketing veio para ficar porque as empresas precisam mostrar para o cliente o quanto elas sabem e entendem do mercado.

 

Vítor Leite é consultor de marketing em Santo Antônio da Platina
Contato: vitorleitemkt@gmail.com

 

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