O bom e velho e-mail ainda é uma poderosa ferramenta de marketing.
Mas existem diversas maneiras de se trabalhar com e-mail desde a sua captura, passando pelo relacionamento até realização de vendas.
Exemplifico aqui abaixo as 3 principais formas de se trabalhar e-mail marketing:
Email promocional
São os emails onde você oferece produtos, serviços ou benefícios para seus clientes. É o e-mail onde você deseja que o cliente clique, compre, baixe, responda, ou realize qualquer outra ação. Portanto, o e-mail deve ser cuidadosamente planejado, desde o assunto da mensagem até as cores que serão utilizadas. Você também tem que pensar na segmentação da mensagem, no melhor dia para o envio, e na frequência de envio de mensagens – que não pode ser muito grande pra não saturar seu cliente, nem muito pequena a ponto que ele esqueça da sua marca.
Email transacional
Esses são os emails de pós-compra, onde você confirma uma ação realizada pelo usuário. Esse é um email muito aguardado pelo seu cliente, então deve ser enviado o mais rápido possível. A taxa de abertura também é alta, então aproveite para reforçar a sua marca e abrir um canal de comunicação com o consumidor.
Newsletter
A newsletter é um e-mail onde você vai enviar informações úteis ao usuário sobre o segmento de atuação da sua empresa, sem intenção de venda, mas sim de reforço da sua marca. Planeje conteúdo exclusivo e de qualidade para conquistar cada vez mais leitores e fãs para a sua marca.
(base:http://blog.nitronews.com.br)