Jacarezinho agora tem Dia da Esclerose Múltipla (vídeo)

Jovem portador da doença é exemplo de superação

O vereador Nilton Stein, o servidor público Augusto de Mello Tibúrcio e seu pai, Sérgio Tibúrcio, visitaram o npdiario, em Santo Antônio da Platina. O político, a pedido do jovem de 28 anos, elaborou projeto, já aprovado e sancionado, estabelecendo 30 de maio como  “Dia Municipal da Esclerose Mútlipla”.

O Projeto apresentado pelo vereador Nilton Stein e sancionado através da Lei 3.777/2020 garante atendimento e vagas de estacionamento preferenciais aos respectivos portadores. A data comemorativa será no dia 30 de agosto de cada ano, seguindo o dia da Conscientização Nacional (Agosto Laranja). A Lei tem como objetivo maior garantir aos portadores mais direitos como atendimento preferencial e vaga em estacionamento.

Garante também que no mês de agosto possa ser feito um trabalho de conscientização com palestras, debates, aulas e seminários que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença.

Augusto é casado e tem uma filha. Trabalha no setor administrativo da prefeitura jacarezinhense.

A Esclerose Múltipla (E.M.) é uma doença crônica auto-imune não contagiosa do sistema nervoso central (SNC), que afeta a bainha de mielina, capa de gordura que reveste o neurônio, mais especificamente o axônio. Muito pelo contrário do que se pensa, sua maior incidência está em pessoas jovens, na faixa etária entre 20 e 40 anos podendo deixar sequelas para uma vida toda, fazendo com que a pessoa adquira uma deficiência física que não tenha nascido junto com ela.

Seu Diagnóstico é feito pelo neurologista através de uma série de exames, após a pessoa apresentar um surto (crise), sendo o mais importante a ressonância magnética, onde se constatam as lesões nos neurônios.

Não existe prevenção, no entanto, o diagnóstico precoce, juntamente ao tratamento adequado e atividade física, faz com que o paciente portador leve sua vida normalmente, dentro das suas possibilidades e limitações.

LEI N° 3.777/2020
de 19 de maio de 2020

Fica instituído o Dia Municipal da Esclerose Múltipla, a ser comemorado anualmente em 30 de agosto.

Art. 2.º A data ora instituída constará do Calendário Oficial de Eventos do Município de Jacarezinho.
Art. 3.º Em referência ao Dia Municipal da Esclerose Múltipla, o Poder Executivo poderá promover palestras, debates, aulas e seminários que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença.
Art. 4.° Ficam as empresas públicas, concessionárias de serviços públicos, empresas privadas e agências bancárias obrigadas a dispensar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de Esclerose Múltipla.
Parágrafo Único Os estabelecimentos comerciais que recebam pagamentos de contas deverão incluir os portadores de Esclerose Múltipla nas filas já destinadas aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Art. 5.° Será permitido aos portadores de Esclerose Múltipla estacionar em vagas já destinadas às pessoas com deficiência.
Parágrafo Único A identificação dos beneficiários dar-se-á por meio de cartão e adesivo expedidos pelo Poder Executivo Municipal, mediante comprovação por atestado ou laudo médico.
Art. 6.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

VI – desde que proprietários de um único imóvel e recebam renda per capita de até 3 (três) salários mínimos, os portadores das seguintes patologias:
a) tuberculose ativa;
b) alienação mental;
c) neoplastia maligna;
d) cegueira total;
e) hanseníase;
f) paralisia irreversível e incapacitante;
g) cardiopatia grave;
h) doença de Parkinson;
i) espondiloartrose anquilosante;
j) nefropatia grave;
k) estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante);
l) síndrome da imunodeficiência adquirida; e
m) esclerose múltipla.

Fotos: Roberta Rodrigues

 

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.