Curso da UENP forma profissionais para atuar na gestão pública

Planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos 

Entre os cursos Educação a Distância que a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferece está o de Tecnologia em Gestão Pública. Desde 2018, a graduação tem proporcionado formação especializada para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas, visando o melhor entendimento das atividades gerenciais nessas organizações.

Com disciplinas tradicionais, como Economia, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Legislação, os alunos são estimulados a praticar raciocínio lógico, crítico e analítico, úteis principalmente nas questões de análise de políticas públicas, desenvolvimento de indicadores, avaliação de processos econômicos, sociais, ambientais e políticos. “O curso formará um profissional com reconhecida competência em gerenciamento de processos inerentes às políticas públicas, integrado à realidade do local onde está inserido e dos imperativos de responsabilidade fiscal e de gestão, tanto do órgão em que atua quanto da posição que ocupa, respeitando e aplicando posturas e condutas éticas em suas ações”, destacou o coordenador do curso, professor André Luís Salvador.

 

A egressa do curso, Roberta Cristina Carvalho Chagas (foto acima), atua hoje na área de Recursos Humanos e ocupa o cargo de Diretora de Pessoal na UENP. Para ela, atuar com Gestão Pública exige profissionais bem preparados para lidar com desafios e pressões diárias, das mais diversas ordens. “O estudo se mostrou imprescindível na trajetória do gestor público. Escolhi essa graduação para aumentar meus conhecimentos. O curso me ajudou a dominar habilidades de comunicação, iniciativa, criatividade, organização, determinação e adequação diante de mudanças, indispensáveis em nossos trabalhos”, avalia a egressa.

O professor e advogado, Gelson Francisco da Costa, também egresso, escolheu o curso por duas razões: uma, para complementar a graduação anterior, Direito; e outra por gostar do tema de gerenciamento público. “Tive uma ótima experiência no curso. Hoje, atuo como professor e utilizo o conhecimento adquirido durante as classes para melhor orientar os alunos”, ressalta. “Recomendo o curso para meus alunos. Mas creio que deveria ser altamente indicado, principalmente, para servidores e funcionários públicos, além dos políticos que atuam no Executivo”, conclui Gelson.

O setor público tem desafios o tempo todo e para manter a ética e o profissionalismo é imprescindível uma formação de qualidade. Estudar gestão pública é o caminho ideal para quem deseja tornar-se um profissional qualificado com decisões sábias, influenciando positivamente a sociedade. “Com a população brasileira cada vez mais interessada e preocupada com quem a representa, sempre buscará conhecimento. Com isso, as repartições devem abrir ainda mais espaço para profissionais com capacidade de fazer a diferença”, complementa Roberta.

Processo SeletivoA UENP está selecionando alunos para a 2ª turma do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A duração é de 2 anos na modalidade EAD. Após a conclusão do curso, o egresso estará apto a atuar em qualquer organização pública, de qualquer porte.

O processo de seleção oferta 1230 vagas para cursos superiores de graduação na modalidade a distância, nas Universidades Estaduais do Norte do Paraná (UENP), de Ponta Grossa (UEPG) e do Centro-Oeste (Unicentro), através do Vestibular Unificado EaD 2020.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro pelo endereço https://cps.uepg.br/inicio/index.php/vestibularead/unificado-2020#uenp-2

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.