Cirurgião plástico explica como se faz reconstrução de seios

Ele atende no Norte Pioneiro e sul paulista

O câncer de mama é muito frequente entre as mulheres. Depois de toda a luta para vencer a doença, muitas pacientes enfrentam a mastectomia – retirada total ou parcial da mama – que é feita para diminuir o risco de desenvolvimento do câncer novamente. O Dr. Eric Pimentel (foto), médico cirurgião plástico, que atende nas cidades de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Ourinhos, recebendo pacientes de todo o Norte Pioneiro, explica detalhes de como fazer a reconstrução sem traumas.

É formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, cursou residência médica em cirurgia geral e cirurgia plástica na cidade de São Paulo e é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Passar por essa cirurgia mexe muito com a autoestima feminina e acaba deixando muitas mulheres até depressivas. Com isso, a reconstrução mamária pode ser uma forma de devolver a elas sua autoestima, em qualquer idade.

Quais são os tipos de reconstrução mamária?
Um tipo de reconstrução mamária usa implantes mamários – próteses de silicone preenchidas com gel de silicone ou água salgada (solução salina) – para remodelar seus seios. No segundo tipo, a prótese vai sendo preenchida com várias injeções de solução salina até conseguir o tamanho desejado para o seio.

A reconstrução mamária com cirurgia de abas é um procedimento complexo, em que grande parte da reconstrução da mama usa o próprio tecido do corpo do paciente e pode ser feito no momento da mastectomia, embora, às vezes, possa ser feito como um procedimento separado mais tarde. Você, provavelmente, vai acabar precisando de outra operação para conseguir um seio de aparência natural ou para fazer a reconstrução do mamilo.

Reconstrução do mamilo e da aréola: depois da cirurgia inicial com um implante ou com o tecido da paciente, o mamilo e a aréola podem ser reconstruídos. Um monte de tecido é feito de uma pele próxima para criar um mamilo, que, então, recebe uma coloração tatuada.

Todas as mulheres que fizeram a retirada do seio têm direito à reconstrução?
Pela lei, todas as pacientes que passaram pela retirada do seio têm direito à reconstrução imediata na mesma cirurgia, mas, infelizmente, isso ainda não é uma realidade. O Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigado a oferecer a reconstrução dos seios, mas, de acordo com o Banco de Dados do SUS (Datasus), em todo o país, apenas 5% das pacientes que retiram a mama em consequência do câncer conseguem voltar ao centro cirúrgico para a reconstrução do seio. A realidade é que muitas mulheres aguardam na fila pela cirurgia por tanto tempo que acabam perdendo a esperança.

Aceitação e informação
Após a retirada da mama, podem surgir dificuldades de várias naturezas, como a falta de sutiãs específicos no mercado, a insensibilidade nos seios e até dificuldades ou incapacidade de amamentação. São muitos impactos na vida da mulher, interferindo não só em seu corpo como, também, em sua sexualidade, na qualidade de vida e na autoestima.

Para superar a doença não existe uma regra ou receita de sucesso, mas a aceitação é um bom começo, pois, junto com a informação, pode fazer toda a diferença. É preciso deixar para trás as cicatrizes, tanto físicas quanto emocionais, e encarar a realidade sabendo dos seus direitos, para, assim, fazer suas escolhas. Essas são particulares e cabe a você decidir o que será melhor.

Fique sabendo:

Se deseja fazer a reconstrução e não for possível realizá-la em conjunto com a cirurgia de retirada da mama, procure o posto de saúde do seu bairro. Lá, você deve solicitar o procedimento. E se, ainda assim, for negado, ou em caso de demora excessiva, você deverá procurar a Defensoria Pública para garantir seu direito à reconstrução.

E não pode esquecer da importância da prevenção do câncer de mama.

Reconstrução de mama após uma mastectomia pode ser uma decisão com opções amplas. Quando desafiadas com a perda da mama pelo câncer de mama ou outra doença,as mulheres hoje têm um vasto leque de opções de tratamento do que anos anteriores.
A reconstrução imediata à mastectomia não é somente possível, mas algumas vezes deve ser preferível em certos pacientes pelos fatores emocionais positivos. Caso isso não seja possível, a reconstrução poderá ser feita assim que a doença local esteja controlada ou ao menos terminado o tratamento oncológico coadjuvante necessário. Normalmente isto pode ser feito até 1 ano da cirurgia de retirada da mama.

Há 3 tipos básicos de reconstrução:

1)Expansor de pele com colocação posterior de prótese de mama:
Essa modalidade cirúrgica é indicada para pacientes que tiveram uma grande ressecção de pele na mastectomia e que desejam uma mama com dimensões iguais ou maiores do que a mama pré câncer.Nesse procedimento é colocado um expansor de pele,que será insuflado durante 3 à 6 meses,com objetivo de se obter um ganho de pele ,para posteriormente ,cerca de 4 à 6 meses,ser trocado por uma prótese de mama.

2)Prótese/Expansora de mama(tempo único):
Diferentemente da modalidade anterior, quando se utiliza a prótese/expansora na reconstrução mamária, teoricamente, não há necessidade de troca-lá em um segundo tempo cirúrgico, como ocorre.por exemplo, quando se utiliza somente o expansor de pele, que deve ser ,posteriormente ,trocado por uma prótese de mama.
Essa técnica consiste na utilização de uma prótese de mama de duplo compartimento, sendo que um deles é de silicone e o outro é expansível posteriormente à cirurgia. Funciona como um expansor definitivo. O objetivo deste tipo de prótese é conseguir uma suave e continua expansão da pele para que haja espaço suficiente para o novo volume que esta prótese se transformará graças a expansão.

3)Retalho à Distância:
Nesta técnica, a mama é reconstruída usando o próprio tecido do paciente como forma de ganhar volume. As áreas doadoras podem ser o abdome (TRAM flap) ou das costas ( retalho do grande dorsal). Nestes tipos de retalhos serão usados pele, gordura e músculo.No caso da técnica usando o músculo e pele do abdome não será necessário a utilização de outros materiais para o ganho de volume da mama.Já quando utilizado a pele e o músculo das costas(retalho do grande dorsal) ,geralmente,é necessário a complementação do volume mamário com a utilização de uma prótese de mama.

RECONSTRUÇÃO DA ARÉOLA:

Após aproximadamente 6 meses da primeira cirurgia podemos partir para o segundo tempo da cirurgia, que consiste na reconstrução areolar. Existem várias opções como enxertos e tatuagens. A nossa preferência atual é pela reconstrução com tatuagem da aréola. Neste estágio também podemos fazer algum refinamento na mama reconstruída, se for necessário, e uma plástica na mama oposta com finalidade de simetrização das mamas.

Complicações:

Comuns a todas técnicas: Hematomas, Infeção, Perda da sensibilidade local, Necrose do tecido utilizado necessitando a troca de técnica cirúrgica. Para prótese : Contratura capsular, Extrusão da prótese, Assimetrias, Ondulações na pele. Para as costas (grande dorsal): Alargamento da cicatriz, Assimetrias, Contratura capsular. Para o TRAM: Abaulamentos abdominais, Fraqueza da parede abdominal, Assimetrias, Necrose gordurosa (endurecimento do tecido gorduroso na mama).

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIO:

Caso apresente algum sintoma como febre, gripe ou infecção, avisar com antecedência;
Não tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina) pelo menos uma semana antes da cirurgia, pois estes aumentam a possibilidade de sangramento;
Não tomar medicamentos para emagrecer por pelo menos 20 dias antes da cirurgia;
Evitar fumar por pelo menos um mês antes da cirurgia.

O pós-operatório da reconstrução mamária exige muita paciência. Como dito antes, necessita-se de diversas intervenções, geralmente, de 2 à 3 procedimentos até se obter um resultado final. O intervalo entre cada cirurgia é aproximadamente 6 meses à 1 ano.
A recuperação quando se utiliza o abdomen é um pouco mais lentificada, mas com o tempo, a adaptação é normal. O tempo para o início das atividades diárias é próximo de 2 à 4 semanas.

O Dr Eric atende em Santo Antônio da Platina, onde faz consultas e também procedimentos cirúrgicos na Clínica V&P Hospital Day, que fica na Av. Frei Guilherme Maria, 627. Telefone (43) 3534-5639

Em Jacarezinho, atende na Clínica Unique. Rua Coronel Figueiredo, 98, Centro. Telefone (43) 3525-5770

Em Ourinhos, na Clínica Golden Estética, Av Alcebíades F Moraes, 95  (14) 33358277

Dr Eric Pimentel no Faceboo/drericpimentel

Sitehttp://drericpimentel.com.br/

Celular Whatsapp (horário comercial) para agendamentos de consultas (14) 99745-9595.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.